19
09
2018

Ballet clásico: leveza, precisão e delicadeza combinados à disciplina

O quê? Ballet clássico
Quando? Século XVI, próximo ao ano 1581
Onde nasceu? Corte Européia
Por que? Músi­cos e bai­la­ri­nos da corte colaboravam para criar entretenimento e espetáculos solenes na época renascence.

O ballet clássico é uma das modalidades de dança mais antigas do mundo. Ele nasceu na corte europeia durante espetáculos artísticos de música e dança patrocinados pelos reis e rainhas. A nobreza oferecia as apresentações para seus convidados durante cerimônias de casamento e ocasiões especiais.

Até hoje, o ballet clássico viveu muitas transformações, esta modalidade já morreu e reviveu muitas vezes. Com o final da era renascence ele perdeu forças na Europa, porém voltou ao auge com movimentos e espetáculos inovadores na Rússia – país que até hoje ganha destaque quando o assunto é ballet. Não é por acaso que a escola russa Teatro Bolshoi continua formando grandes bailarinos, apresentações incríveis e espalhando pelo mundo sua técnica. A cidade de Joinville, inclusive, é onde está situada a única sede do Teatro Bolshoi fora da Rússia.

É muito fácil perceber porque o ballet clássico encanta o mundo inteiro. Seus movimentos são precisos, graciosos, utilizam o corpo humano em sua forma orgânica mais bela. Com muito exercícios de alongamento, postura e fortalecimento muscular, os corpos dos bailarinos se tornam torneados e alinhados.

Mas, como tudo nesta vida, é necessário dedicação e persistência para observar os resultados da dança no corpo. Além do trabalho corporal, o ballet é um exercício mental excelente, potencializa a autoestima, o equilíbrio, a conexão entre a mente e o corpo, melhora a função cognitiva do cérebro e a consciência corporal.

Nosso corpo é uma ferramenta grandiosa que pode fazer movimentos espetaculares, basta oferecer os estímulos corretos para evoluir. E o ballet clássico é uma prova disso. As pessoas que dançam ballet irradiam leveza, beleza, calma, simpatia e concentração.

Curtiu? Vem fazer um aula experimental!

Esta é uma das seis modalidades que a Garagem está oferecendo 25% de desconto na primeira mensalidade durante o mês de setembro. Que tal aproveitar e sentir as transformações da dança no seu corpo, mente e alma?

Tags for this post

author: Comunicação