06
11
2018

Dez anos de dança: um pouco da história da Garagem

Em 2018, a Garagem da Dança completou dez anos de história sob o comando da coreógrafa e sapateadora Marina Coura.

foco é educar através da dança, por isso, desenvolvemos um trabalho único, inovador e profissional. Com especialidade no sapateado americano, também oferecemos formação em outras modalidades, como danças urbanas (street dance, house dance, ragga dancehall e stiletto), além do jazz, ballet clássico e dança de salão.

Sede antiga da Garagem da Dança

Com muita garra, todos os anos produzimos um espetáculo que mobiliza os alunos e a equipe em geral. Escolhemos um tema central e todo o elenco traz uma pesquisa, uma ideia ou uma inspiração para contribuir. O principal objetivo é fomentar a arte e a cultura na cidade de Florianópolis e região, proporcionando a cada aluno e aluna a experiência de subir ao palco e fazer parte de um belo espetáculo!

Nesta década de trabalho, realizamos uma apresentação por ano, o que já nos garante um know how em produção, criação, coreografia, figurino e experiência também em cima do palco. Entre os espetáculos já organizados estão “Festas”, “Rock da Garagem”, “Tudo blues”, “Isso é história”, “Arte amada brasil”, “Grandes Palcos”, “Imagine!”, “Vida é para Valer!”, “Eureka!” e “Marias”. Cada um com um significado e uma bandeira levantada.

Como começou

A sapateadora Bia Mattar – pioneira e referência na modalidade em Santa Catarina – foi a fundadora da Garagem da Dança. Tudo começou com o sonho de construir um novo espaço para o sapateado no sul do país e fomentar a arte na capital. Após três anos de trabalho dedicados à escola, Bia se desligou das atividades e seguiu carreira em outros universos da dança. Em 2012, Bia passa o bastão e Marina Coura assume a direção.

Nos últimos anos a Garagem cresceu tanto que o espaço físico ficou pequeno. Assim, embarcamos na ideia de construir uma nova casa. De forma sustentável a obra foi feita com contêineres e estreada em julho de 2017. O espaço é também sede da Cia Trupe Toe, um grupo profissional de sapateado, também dirigido pela Marina, com o intuito de promover espetáculos artísticos com a linguagem do sapateado e da música.

Junto da Trupe Toe, a diretora desenvolve uma pesquisa do sapateado americano dentro da linguagem rítmica brasileira, o que a consagrou com o convite a representar o sapateado brasileiro em dois dos maiores festivais de sapateado do mundo: Rhythm World (Chicago) e DC tap Festival (Washington DC). Neste momento, a Cia. está em processo de criação de um novo espetáculo “Se não agora, quando?”, trazendo a palco uma mensagem de respeito e igualdade.

Espetáculos

Com o sonho de promover a arte e cultura para todos, a Garagem da Dança produz diversos eventos abertos ao público. Um dos mais importante é o Floripa Tap (Festival Internacional de Sapateado), que traz à cidade profissionais de diversos lugares do Brasil e do mundo, além de oferecer programações gratuitas à população e atender comunidades com vulnerabilidade social por meio da arte do sapateado.

Para o fim de 2018, o espetáculo a ser apresentado será o “Somos” – que vai contar justamente um pouco da nossa trajetória durante esses dez anos. Vamos valorizar nosso passado e quem contribuiu para o sucesso da escola. Obrigada a todos que nos ajudaram a chegar até aqui!

Hoje, a escola conta com salas amplas, iluminadas, arejadas, espaço de convivência e uma equipe incrível, com alto nível de profissionalismo. Professores especializados em suas áreas e que buscam sempre a atualização e aperfeiçoamento de seus conhecimentos.

Venha nos conhecer!

Tags for this post

author: Comunicação