Da antiguidade aos tempos modernos – os instrumentos de percussão são os mais antigos que existem. São aqueles que precisam ser batidos, agitados, friccionados ou raspados para que produzam os sons. Uma das características mais importantes é que a maior parte deles produz sons com ataque de curta duração, ou seja, que chegam a sua intensidade máxima rapidamente. O cajón, um dos instrumentos mais conhecidos, interessantes e versáteis que existe, será o foco das aulas de percussão aqui na Garagem da Dança.
O cajón
O cajón é um instrumento de origem peruana, que ganhou o mundo após o músico espanhol Paco de Lucia se apaixonar por ele e incluí-lo na música flamenca. Possui um significativo crescimento na música mundial devido às suas inúmeras possibilidades sonoras e de adaptação a vários estilos.
O instrumento surgiu ainda na época dos escravos africanos, que improvisavam suas músicas com caixas de madeira ou gavetas. Inclusive, o nome cajón é o aumentativo da palavra caja, que significa “caixa” em espanhol. É sempre construído em madeira e, em quase todos os modelos, apresenta cordas colocadas por dentro, além de uma abertura para auxiliar na sonoridade.