23
10
2018

Sabia que você pode doar parte do IR Pessoa Física e IPTU de Florianópolis para projetos culturais?

Na próxima segunda-feira, dia 29 de outubro, às 19h, vamos explicar tudo sobre como você pode doar parte do seu IR (Imposto de Renda) Pessoa Física e IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de Florianópolis para programas culturais, como os realizados pela Garagem da Dança. E o Floripa Tap é um destes projetos que foi aprovado pelos órgãos competentes, como o Ministério da Cultura e Fundação Franklin Cascaes, e está apto para receber parte do seu imposto.

Esta ação permite que o contribuinte decida para onde vai parte do valor pago no imposto, ajudando iniciativas que propagam a cultura e a arte nas comunidades.

Como doar o IR

Através da Lei Rouanet, você pode direcionar até 6% do seu IR para projetos culturais. Para isso, a sua declaração deve ser completa. Confira o passo a passo abaixo ou assista ao vídeo.

1º passo

Veja quanto você pagou na declaração do ano anterior, 6% desse valor é quanto você pode direcionar a ações culturais.

2º passo

Você deve realizar um depósito identificado (no valor dos 6%) na conta do projeto cultural que foi aberta pelo Ministério da Cultura exclusivamente para esta finalidade.

3º passo

Envie o comprovante do depósito para o responsável do projeto (clarissa@projetaonline.com.br) para que as vias do recibo sejam emitidas. O valor depositado virá como crédito fiscal no respectivo ano de exercício. Por exemplo, os valores depositados até 31 de dezembro deste ano virão como crédito na declaração que será feita até o próximo mês de abril.

4º passo

Para informar esta doação na sua declaração de IR, no item ‘Dedução de incentivo’ coloque o valor depositado em 2018. Se o valor foi pago como retenção, ele voltará como restituição.


Como doar o IPTU

A Lei Municipal 3.659, de 1991, possibilita que o contribuinte doe até 20% do valor do imposto. Para participar, é necessário que o valor mínimo do IPTU seja de R$ 2.350,00 (podem ser somados diferentes imóveis cadastrados no mesmo CPF ou CNPJ). Se você tem interesse em contribuir, confira os detalhes abaixo.

1º passo

Confira o valor da cota única do seu IPTU e calcule 20% do total. Este é o valor que você poderá doar.

2º passo

É necessário realizar um depósito identificado na conta do projeto, aberta pela Fundação Franklin Cascaes, especialmente para este fim. Esta é a forma de você receber o crédito fiscal. A conta ainda não está aberta, já que é necessário pelo menos um doador para sua abertura. Quer ser nosso primeiro incentivador?

3º passo

Envie o comprovante do depósito para a responsável do projeto, que irá protocolar junto à Prefeitura. Feito isso, será emitido seu novo carnê com o valor doado como crédito fiscal. Pagando em cota única ou parcelada, você receberá o crédito. E nós cuidamos de toda esta burocracia para você não precisa se preocupar!

Ficou com dúvidas? Fale com a gente!

Marina Coura (Floripa Tap): direcao@garagemdadanca.com.br

Clarissa Iser (Projeta): clarissa@projetaonline.com.br ou (48) 3025-6793

 

author: Comunicação