carregando

Balé clássico para todos os corpos

05/05/2015

Há pouco tempo atrás, acreditava-se que a iniciação ao aprendizado do ballet clássico era destinada apenas a crianças, tanto que não se via em escolas de dança a oferta de aulas de ballet para adultos. Essa crença se deve principalmente ao fato de que as crianças estão com o corpo em formação, seus ossos e articulações não estão completamente prontos, por isso o corpo da criança é flexível, e assim daria conta de realizar os movimentos do ballet.

Isso de fato procede, se considerarmos sobretudo o objetivo de formar bailarinos clássicos profissionais – o que requer não só um corpo flexível, mas um biotipo bem específico para satisfazer a estética que essa dança exige. Se tivermos em mente outros objetivos, ligados à saúde, bem-estar e consciência corporal, a técnica de ballet clássico pode ser usufruída por qualquer pessoa que esteja em condições de se exercitar fisicamente, independente não só do biotipo mas também da idade.
Seja pela busca de condicionamento físico ou simplesmente pelo desejo de aprender essa bela dança, cada vez mais adolescentes e adultos estão iniciando no ballet para encontrar nele uma atividade física que seja não só eficiente, mas também prazerosa.
O ballet possui uma técnica muito inteligente se aplicada sem extrapolação, ou seja, sem abusar dos limites do corpo. O princípio básico para realizar os movimentos parte da ideia de que o corpo está suspenso por fios tensos, cujos vetores vão contra a força da gravidade, assim, é possível se equilibrar, sustentar pernas e saltar com leveza e destreza. Os encaixes do corpo – escápulas, cotovelos, costelas, quadril, coxas, pés – ocorrem por meio de forças opostas que agem no corpo, o que requer muita força para manter tal postura. Força e leveza se encontram para realizar cada movimento sem perder os encaixes.
Há, portanto, um trabalho intenso de consciência no mantimento da postura ao se mover. Levando para o dia-a-dia, o alinhamento do corpo otimiza os movimentos cotidianos, dá qualidade aos gestos, previne lesões e pode até aumentar a estatura da pessoa. Para se conseguir a leveza, muita força é necessária. Para colocar a força a favor da leveza, há que se utilizar de muito controle e da flexibilidade.
Alinhamento, força, leveza, flexibilidade e graça são algumas das características do ballet que o tornam tão instigante e tão admirado ao longo dos seus séculos de existência. Diferente de se buscar um corpo onde a técnica pode ser aplicada de modo que satisfaça com excelência as necessidades estéticas, ter um corpo onde a técnica possa ser aplicada, de acordo com as especificidades desse corpo, parece ser algo absolutamente atingível e necessário.

Daniela Alves – professora de Ballet da Garagem da Dança

Endereço:

Rua Vera Linhares de Andrade, 3228 – Córrego Grande – Florianópolis – SC

HORÁRIOS
SEG A QUI
09:00 - 22:00
SEX
9:00 - 21:00
Curta a Garagem!
>