Março é o mês do Jazz
Em março, as atenções da Garagem da Dança se voltam para o Jazz, uma modalidade de dança que também é um gênero musical. Mesmo que tenham surgido em épocas parecidas, no início do século XX, a dança Jazz é coreografada com músicas de diversos gêneros musicais diferentes. Para valorizar este modo de expressão, elegemos Março para falar sobre o assunto. A seguir, você vai saber como o Jazz surgiu e as principais modalidades desta dança que conquistou muitos adeptos no Brasil e no mundo.
Histórico – O Jazz é uma dança popular que surgiu como modo de expressão dos negros norte-americanos. Enquanto os brancos dançavam valsa, polca e quadrilhas, o negro, com auxílio de sons da percussão e muito improviso e sensualidade, criou o Jazz. Alguns historiadores contam que a modalidade começou a ser dançada nos navios negreiros a fim de os negros manterem sua saúde. Com o passar do tempo, a dança de origem africana, ganhou variadas influências do Ballet, Dança Contemporânea e ritmos europeus.
Modalidades – Há diversas formas de Jazz, o Jazz Dance, Jazz Lyrical, Modern Jazz e até Jazz Funk, entre outros. De acordo com o bailarino e professor da Garagem da Dança e da Cia de Dança de Curitiba, Ricardo Alves, mesmo que o Jazz Funk seja a nova onda comercial entre celebridades, as modalidades mais valorizadas atualmente entre o meio profissional são o Jazz Lyrical e o Jazz Dance, sendo o primeiro mais suave e romântico e o segundo sensual e forte.
Durante todo o mês de março teremos muitas aulas abertas para que vocês possam experimentar essa modalidade! Acompanhe a programação por aqui e nas nossas redes sociais.