Som. Técnica. Movimento. Estilo. O sapateado encanta por ser uma arte visual e sonora. No Brasil, o termo sapateado, em sua raiz, representa todas as modalidades de dança em que se bata o pé. Alguns exemplos são a chula, catira, flamenco e o tap dance, este último chamado mais popularmente como “Sapateado Americano”, devido às suas raízes serem de origens estadunidenses.
Conhecido como “Sapateado Americano” porém, o nome correto, em sua raiz, é “tap dance”. Esta é mais uma curiosidade no mundo da dança, a qual consiste na variação do nome “tap dance” ao redor do mundo. O que não acontece com as outras modalidades como Jazz, Ballet, Dança Contemporânea já que estas modalidades não tem seus nomes alterados de acordo com a localização. Desta forma, o sapateado americano, como chamado aqui no Brasil, deve-se levar o nome original que é o “tap dance”.
Mais do que uma dança, o sapateado é arte para os olhos e ouvidos. É o “canto dos pés”, “É música para ver e dança para ouvir”. Encanta quem assiste e quem pratica a modalidade também, pois o sapateador vibra ao produzir a sua própria música. É mágico!