Lá em 2008, quando a fundadora da Garagem da Dança Bia Mattar finalmente tirou do papel o sonho de ter uma escola de dança, ela não imaginava o impacto que essa ideia ia ter na vida de tantas pessoas. A Bia, pioneira do sapateado em Santa Catarina, queria construir um espaço diferente para o ensino da dança e para fomentar a arte e a cultura. Ela tinha um sonho grande, de transformar a vida das pessoas por meio da dança.
E é por isso que a Garagem sempre foi mais do que uma escola de dança. É um espaço para aprendizado para a vida. É um espaço de troca, de amizade, de acolhida, de respeito às diferenças e à diversidade. Todo mundo que trabalha aqui ou que já passou pelo nosso tablado como aluno ou professor, se sente em casa. Ou melhor, se sente parte.
Quando a Marina Coura assumiu a direção da escola em 2012 e o desafio de suceder a Bia – que assumiu outros desafios e seguiu sua carreira em outros universos da dança -, ela queria que essa cultura permanecesse e se fortalecesse. A Marina tinha sido professora da Garagem da Dança e compartilhava dos ideais da escola. Ela queria poder continuar chamando cada aluno pelo nome. Queria poder conhecer as famílias por trás dos alunos. Ver crianças se transformando em adolescentes confiantes, responsáveis e felizes. Observar adultos recuperando sua autoestima, se divertindo e restabelecendo laços de amizade. E ela sabe que a dança pode ser um caminho para tornar esse sonho possível.
É por isso que o método de ensino da Garagem da Dança é diferente e inovador. Porque valoriza o indivíduo, o que cada um tem de especial e único.
Foram 5 anos de muito aprendizado desde que a Marina assumiu a direção da Garagem da Dança, em seu primeiro endereço. Nesse período, o número de alunos da escola cresceu a cada ano, reflexo do trabalho da equipe maravilhosa. Só que o espaço da famosa garagem estava ficando pequeno para acomodar tantos alunos.
Então, em julho de 2017, a Garagem da Dança ganhou uma casa nova, pensada para atender as necessidades de alunos e professores e preparada para abrigar ainda mais modalidades de dança. De olho no futuro e com foco na sustentabilidade, a nova escola foi construída com estrutura em contêineres. Ela tem salas amplas, iluminadas e arejadas, além de um espaço de convivência descolado e animado e um amplo estacionamento.
Hoje, a escola oferece formação em Sapateado Americano, Jazz, Ballet Clássico, Dança de Salão, Flamenco e em Danças Urbanas como Street Dance, House Dance, Ragga Dancehall e Stiletto.
Desde 2008, a Garagem da Dança promove anualmente um espetáculo com grande produção cênica envolvendo todas as modalidades. Sucessos de bilheteria e de público, os espetáculos partem de um tema definido e o elenco é formado por alunos e professores. Todos trazem ao palco o resultado de meses de pesquisa, ensaios e dedicação da equipe. É a oportunidade de cada aluno de ter a experiência de subir ao palco com cenários e figurinos desenhados especialmente para cada coreografia. No total, já foram construídos dez espetáculos: “Festas” (2008), “Rock da Garagem” (2009), “Tudo Blues” (2010), “Isso é História” (2011), “Arte Amada Brasil” (2012), “Grandes Palcos” (2013), “Imagine!” (2014), “Vida é para Valer!” (2015), “Eureka!” (2016) “Marias” (2017).
Embora o foco da escola seja a educação por meio da dança, a qualidade da equipe de professores, sua qualificação técnica e seu comprometimento levou a Garagem da Dança ao pódio de vários festivais no Brasil e no exterior, como o Festival Internacional Passo de Arte (SP), o Festival Mery Rosa (SC), o Prêmio Desterro (SC) e o Tapography Competition (EUA). Os festivais dos quais a escola participa são uma oportunidade para os alunos de dançar em diferentes palcos e eventos, oferecendo novos desafios e agregando valores em sua formação e educação.
A diretora da Garagem da Dança, Marina Coura, é uma reconhecida profissional do sapateado em todo o mundo. Artista convidada para diversos eventos e festivais como sapateadora, professora e coreógrafa, Marina também representa o sapateado como jurada. Nas edições de 2017 e 2018 do Festival de Dança de Joinville, participou da banca de jurados e do corpo de professores.
A Garagem da Dança, com o sonho de promover a arte e cultura para todos, produz diversos eventos abertos ao público. O mais importante deles é o Floripa Tap – Festival Internacional de Sapateado – que traz a Florianópolis grandes profissionais da modalidade do Brasil e do mundo. O Floripa Tap traz programações gratuitas e atende ainda crianças e jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade social por meio da arte do sapateado.
Cia Trupe Toe
O espaço da Garagem da Dança também é a sede da companhia profissional de sapateado Cia Trupe Toe, dirigida por Marina Coura. A companhia desenvolve uma pesquisa sobre sapateado americano dentro da linguagem rítmica brasileira, o que consagrou a Marina com o convite a representar o sapateado brasileiro em dois dos maiores festivais de sapateado do mundo: Rhythm World (Chicago) e DC Tap Festival (Washington DC).
A Cia Trupe Toe , que já desenvolveu três espetáculos: Papo Brasileiro, Tap em Tom e Recriando Linguagens está em processo de criação de uma nova obra chamada Se não agora, quando?, que vai trazer ao palco uma mensagem de respeito e igualdade por meio da linguagem do sapateado, da dança contemporânea e da música.